top of page

ESPECIALISTAS CONVIDADOS

Mercedes Sebold

 

Possui graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É Professora Associada do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da UFRJ, na Linha de Pesquisa Processos Interculturais Linguísticos e Identitarios. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol língua estrangeira, aquisição de língua estrangeira, sintaxe do espanhol, formação de professores e ensino aprendizagem, línguas tipologicamente próximas. Atualmente é Diretora da Pós-Graduação da Faculdade de Letras da mesma universidade.

Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque

 

É mestre e doutora em Estudos da Linguagem, na área de Descrição e Ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é co-coordenadora das disciplinas de graduação de Português para Estrangeiros e do curso de Especialização lato sensu em Formação de Professores de Português para Estrangeiros da PUC-Rio, professora agregada nas disciplinas de Português para Estrangeiros oferecidas para alunos intercambistas e colaboradora do programa de pós-graduação strictu sensu. Participa, ainda, do projeto de pesquisa Descrição do Português como Segunda Língua para Estrangeiros, tendo orientado inúmeras dissertações e monografias e participado de  diversas bancas de mestrado e de doutorado. Possui publicações no Brasil e no exterior e ministra cursos de aperfeiçoamento para professores de português para estrangeiros que atuam em outros países.  Nos últimos anos, vem se dedicando à organização de obras destinadas aos profissionais que atuam no universo acadêmico de português como língua estrangeira e como segunda língua. 

Vivian Flanzer

 

Possui graduação em Comunicação Social (Faculdades Hélio Alonso, 1989), Mestrado em Antropologia Social (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994), Mestrado em Foreign Language Education (Universidade do Texas em Austin, 2013) e está em fase de término do Doutorado em Linguística no Departamento de Espanhol e Português da Universidade do Texas em Austin.

É professora de Português e Coordenadora do Programa de Língua Portuguesa da UT-Austin desde 2001 e autora do website ClicaBrasil (http://laits.utexas.edu/clicabrasil/), elaborado para o ensino concomitante de Português como Língua Estrangeira (PLE) e cultura brasileira para estudantes universitários de nível intermediário. Tem 20 anos de experiência no treinamento de professores de PLE e em elaboração de materiais didáticos. Dedica-se a estudos sobre os seguintes temas: pragmática intercultural, ensino de cultura na sala de aula de língua estrangeira, uso de tecnologia no ensino de língua estrangeira, elaboração de materiais didáticos e métodos de ensino de língua estrangeira.

Claudia Dias Sampaio

 

Pesquisadora nas áreas de Linguagem, Teoria da Literatura e Poesia, desde 2006. Doutora em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Jornalista com experiência na área editorial, na qual realiza trabalhos como editora, redatora e tradutora. Realizou entre 2014 e 2015 uma pesquisa de Pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM/ Instituto de Investigaciones Filológicas), com bolsa da Capes, Brasil, e deu aulas no Colégio de Letras Modernas dessa Universidade. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e desenvolve a pesquisa “Fronteiras e deslocamentos da poesia contemporânea no Brasil e no México”, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Paola Suárez Galicia

 

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela UNAM, com pesquisa orientada à leitura em português por falantes de espanhol. Suas áreas de interesse são a avaliação da aprendizagem de línguas, o desenho curricular em LE e a produção de insumos didáticos para o ensino de PLE-adicional, sobre os que tem publicado em revistas especializadas nacionais e estrangeiras e apresentado comunicações em congressos e foros especializados na América, na Europa e na Ásia. É coautora do currículo para o ensino de português do CELE da UNAM e é coautora do plano de estudos e dos cinco livros de português como LE do Centro Cultural Brasil-México da Embaixada do Brasil.

 

Ao longo de 10 anos de carreira como professora e pesquisadora na área de PLE, tem participado nos programas de formação de professores de línguas estrangeiras na UNAM, na Universidade Autônoma Metropolitana e na Universidade Iberoamericana. Como especialista convidada, tem ministrado cursos, oficinas e conferencias em uma dúzia de universidades estrangeiras e nacionais. Atualmente trabalha no Centro Cultural Brasil-México, da Embaixada do Brasil, como docente e coordenadora pedagógica.

bottom of page